quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A Mesopotâmia: Parte 1

Entre a Ásia, a África e Europa, uma região fertilizada pelas inundações periódicas de dois grandes rios viveu muitos povos que foram obrigados a desenvolver obras de engenharia. Para coordenar sua realização surgiu o Estado. Essa região foi chamada Mesopotâmia e dominada, sucessivamente pelos sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.

Os sumérios fixaram-se no sul da Mesopotâmia em 3500 a.C. Agricultores e criadores de gado desenvolveram a escrita cuneiforme e os veículos sobre rodas.

Em 2300 a.C., os acádios dominaram os sumérios graças ao uso do arco e flecha, mas trezentos anos depois foram dominados pelos amoritas (antigos babilônicos), cuja principal criação foi os primeiros códigos de leis escritos da História ---- o Código de Hamurabi.

No século VIII a.C., os amoritas foram dominados pelos assírios, que haviam desenvolvido um poderoso exército usando armas de ferro, carros de combate e aríetes. Além da Mesopotâmia, dominaram a Síria, Fenícia, Palestina e Egito. Em 612 a.C., foram vencidos por uma aliança entre caldeus e medos.

Os caldeus (novos babilônicos) reconstruíram a Babilônia, mas sua dominação durou pouco: em 539 a.C. foram vencidos pelos persas de Ciro, o Grande, que libertou os judeus do cativeiro da Babilônia.

A economia da Mesopotâmia baseava-se principalmente na agricultura, mas os povos da região desenvolveram também a criação de gado, o artesanato, a mineração e um ativo comércio à base de trocas que se estendia à Ásia menor, ao Egito e à Índia.

Sua organização social formava uma pirâmide que tinha no topo os membros da família real, nobres, sacerdotes e militares. A base era composta por artesões, camponeses e escravos.

A religião era politeísta e os deuses antropomórficos. Destaca-se o deus do Sol, Shamach; Enlil, deus do vento e das chuvas; e Ishtar, a deusa do amor e da fecundidade.

Não acreditavam na vida após morte e não se preocupavam com os mortos, mas acreditavam em demônios, gênios, espíritos bons, magias e adivinhações. A importância que atribuíam aos astros levou-os a criar o zodíaco e os primeiros horóscopos.




bY: Peu

6 comentários:

MESOPOTAMIA disse...

Este blog foi feito a partir de um grupo de 5ª série e este lugar está destinado a receber comentários de diversas pessoas...
Lugar livre

HEBREUS disse...

muito legal e informativo (:

Unknown disse...

fiko massa!
By:llipinhO

Unknown disse...

vamu fechar!!!

Unknown disse...

PEU__!! Eu ia mandar informação mais ficou muito massa e com muitas coisas
Espero que o professor Daniel goste.Apesar de ficar zanzando e ligando feito maluco não deu para adicionar mais informações pois o nosso blog ja estava completo!!!

DE SEU AMIGO:GABRIEL LeSSa

Unknown disse...

BLOG PERFEITO!!!!!!

DE:LESSA PS: apesar de estar postando todos estes comentarios pela conta de murilo